sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

[#43] Vale a pena vender TeamSpeak e como fazer?

Diversas pessoas possuem o interesse em vender servidor de TeamSpeak, vou discutir nessa postagem os pontos positivos e negativos em começar a vender servidores de TeamSpeak 3.

Há 1~2 anos, sem sombra de dúvida valia a pena abrir uma empresa para a venda de TS3, entretanto se você está pretendendo abrir uma nova empresa você deverá pensar e ver se realmente vale a pena.

Existem alguns pontos que realmente precisam ser analisados.

  • Preço do dólar. A licença da TeamSpeak é paga em dólar e se você tiver um servidor americano, também pagará em dólar, o que acontece é que essa moeda "está mais cara", antes 1 dólar era 1,70 reais, e hoje ele vale no minimo 2,20 reais. Se antes, uma cobrança de 200 dólares iria custar 340 reais, hoje custará 440 reais.

  • Concorrência. A concorrência é muito grande, eu me assustei ao ver que algumas empresas que são autorizadas venderem servidores tão baratos. Lembre que se você você vende algo, você busca o lucro. O lucro é essencial, você precisa vender o serviço a um preço que possa depois investir em uma identidade virtual (site), contratar funcionários, montar um estrutura física.

  • Conhecimento. Você precisa ter um conhecimento básico em servidores de TeamSpeak antes em querer pensar em vender, além disso é altamente recomendado você ter ao minimo conhecimento básico em servidores linux (servidores linux são via linha de comando).

  • Relacionamento com o cliente. Você precisa ter, antes de vender os servidores, uma pequena base de cliente, um total que comprem no minimo 200 slots, para evitar altos prejuízos no inicio. Além disso, você no inicio provavelmente estará sozinho e você precisa saber convencer o cliente a ter o serviço com você e não com outra empresa.

  • Investimento inicial e capital de giro. Caso você já inicie com uma estrutura grande, terá que ter no minimo mil reais para utilizar no primeiro trimestre da sua empresa. Além disso você precisa ter um capital de giro, caso você tenha algum imprevisto. Você utilizará intermediadores de pagamentos, e eles normalmente só liberam o dinheiro para você 14 dias após o pagamento.

  • Pagamentos. O seu publico alvo são praticamente só os jovens, se prepare pois a inadimplência será alta. Alguns só pagam quando os seus servições são suspensos e é necessário um pagamento para o serviço dele ser tirado da suspensão.

  • Intermediadores de pagamento. Isso é um grande problema, no inicio você utilizará eles, a grande maioria só libera o dinheiro para você, após 14 dias do pagamento ser liberado. Change Back é um problema, é quando o cliente solicita o dinheiro do pagamento de volta (reembolso), você vai preferir não receber pagamentos via Cartão de Crédito, pois a taxa de Change Back nesse método de pagamento.  

  • Disponibilidade. Você todo dia terá que acompanhar os seus servidores e seus clientes.

Vou ter lucro?

Sim, mas você precisa vender muitos slots.

Vamos ao exemplo:

Supondo que você vende 3 mil slots em um servidor dedicado que lhe custe 500 reais por mês.
Você vende seus slots por 70 centavos cada. 
Receita
3000 x 0,70 = 2100 reais 
Lucro
Você paga para a TeamSpeak 0,12 centavos de dólar por cada slot que você vende, ou seja: 
3000 x 0,30 = 900 reais só para a TeamSpeak. 
2100 (receita) - 500 (custo do servidor) - 900 (custo da licença) - 100 (custo do site e painel do cliente/sistema financeiro) - 100 (custo das taxas dos intermediadores de pagamento, cerca de 5% do valor movimentado) = 500 reais de lucro
Se cada cliente tiver 30 slots, você terá que ter 100 clientes para lucrar 500 reais. 

Como faço?

Você tem todas as informações de preços e de quais documentos enviar nesse link.
Caso você necessite de uma consultoria entre em contato para saber os preços aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário