sábado, 28 de dezembro de 2013

[#44] O que é e como solicitar uma NPL

NPL - Non-Profit License, ou seja, licença sem fins lucrativos.

Essa licença é destinada para comunidades/projetos que não tenham fins lucrativos. Você conseguira colocar até 2 servidores que somem 512. (Ex.: 1 servidor com 512 slots, 2 servidores com 256 slots, ...).

Ao ter uma NPL, você não pode:
  • Vender servidor;
  • Existir qualquer tipo de doação/VIP;
  • Vender/Transferir a licença para outra pessoa;
  • Deixar rodando em dois ou mais servidores ao mesmo tempo;
A NPL é gratuita, entretanto para você solicitar ela, você precisa ter um domínio e uma hospedagem.
O blog recomenda algumas empresas, você pode olhar ao lado direito dessa postagem a área Publicidade.
Você pode comprar o domínio e hospedagem na LoopHost ou na InterFlash por exemplo.

  • Domínio. É o nome, por exemplo: www.natesta10.com;
  • Hospedagem. É onde você coloca o domínio para poder criar emails e poder criar um site;
Após já estar com domínio, hospedagem e o servidor onde o servidor será instalado,  você pode ir aqui e fazer a solicitação. Os pedidos devem ser feito uteis e em horário comercial dos EUA, nem sempre fora do horário comercial e dos dias uteis o formulário de solicitação fica disponível. Normalmente no inicio/fim do ano a TeamSpeak bloqueia o formulário por cerca de duas semanas, no período entre o natal e o ano novo.

No link informado acima, você deve escolher a opção NPL registrations, preencher os seus dados, dados da comunidade e enviar, logo em seguida você receberá um e-mail de confirmação, você deve clicar em um link que ele te manda e aguardar que a TeamSpeak aceite ou negue o seu pedido. Normalmente a resposta chega no mesmo dia, eles dão um prazo de 10 dias uteis, mas o máximo que eu já vi foram 3 dias uteis.

Caso seu pedido seja aprovado, você deve baixar o arquivo licensekey.dat que está anexado no e-mail recebido, coloque esse arquivo na pasta principal do seu servidor (onde está o executável) e reinicie o servidor, pronto, agora você já pode alterar a quantidade de slots e criar outros servidores. Para criar os outros servidores, você pode usar o YaTQA.



Caso seu pedido seja negado, você vai receber um e-mail falando por que ele não foi aceito, arrume e envie o pedido novamente, você pode reenviar o pedido quantas vezes forem necessárias até ele ser aceito.

Observações:

O ideal é que você coloque algum fórum (forumeiros ou outro melhor) ou blog (blogger) no seu site, para ter mais chance de o seu pedido ser aceito.
Você deve checar o e-mail que você cadastrou, pois caso o seu servidor receba alguma denuncia concreta, a TeamSpeak irá te mandar um e-mail e te dará 48 para remover o que foi denunciado.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. não entendi muito bem , assim a NPL Free você pode criar vario servidores que deem até 512 slots certo , no caso se eu estive um servido dedicado e solicita uma uma NPL licence Key e for aprovado eu posso cria vários servidores com slot ilimitado e isso ou teria uma taxa mensal ou anual que eu teria que pagar para o Teampeak ? se pude me tira essa duvidas eu agradeceria muito mesmo

    ResponderExcluir